Feira Brasileira do Varejo reúne lideranças e empresários no primeiro dia

Cerimônia oficial marcou o retorno da FBV, que teve tecnologia e inovação em destaque.

O principal evento de exposição, palestras e negócios exclusivamente voltado ao varejo no País iniciou ontem, 24, em Porto Alegre. Com mais de 50 empresas presentes e uma programação repleta de conteúdos sobre os mais diversos temas relacionados ao setor, a 9ª FBV marcou a retomada do evento presencial na Capital.

A cerimônia oficial de abertura, realizada ao final do dia, foi prestigiada pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, prefeito, Sebastião Melo, presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e por demais autoridades e lideranças empresariais do Estado, como representantes da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores, de instituições e associações parceiras. O momento contou ainda com a apresentação do vídeo de novo posicionamento do Sindilojas Porto Alegre, “A melhor solução para o teu negócio.”

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, que está à frente da iniciativa pela primeira vez no cargo, abriu a noite de discursos, onde destacou o contentamento em poder retomar o evento. “É uma satisfação e um desafio enorme fazer a FBV justamente agora, quando nossa cidade vive um momento marcante no que tange o desenvolvimento econômico e social. São tempos de superação e de grandes avanços, que demonstram que somos capazes sediar grandes eventos e de sermos uma das cidades referência em inovação no Brasil e no mundo”, avaliou. O presidente falou sobre o crescente avanço das startups do Sul, que se destacaram no South Summit, e abordou a criação dos hubs de inovação do Sindilojas Porto Alegre, o Co.nectar Hub, e também o Lab Fecomércio RS. “Estar do lado dos lojistas, simplificando o entendimento sobre inovação, nos orgulha muito. E a FBV proporciona isso, além de oportunizar o compartilhamento de ideias e a troca de experiências.”

Também subiu ao palco da cerimônia o governador, Ranolfo Vieira Júnior, que elogiou a realização da FBV, e aproveitou a fala para lembrar de medidas adotadas pelo Estado para impulsionar o varejo. “Estamos com o olhar atento ao setor, pois sabemos que as empresas foram duramente afetadas pela pandemia. Tivemos grandes avanços nos últimos tempos, com a redução da carga tributária, a extinção da Difal e a redução das alíquotas em 12% para as compras internas”, ressaltou.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, afirmou que a Feira Brasileira do Varejo é sinônimo de inovação no setor. “Participar é confirmar que estamos no caminho certo. Reforça o nosso compromisso em buscar o melhor para o varejo”, disse. Segundo Bohn, a Fercomércio-RS e o Sindilojas POA se mostram alinhadas com as demandas da nova economia a partir da inauguração dos seus hubs de inovação. “A FBV promove atividades que levam os participantes a novas experiências. Pensando na reestruturação do varejo, a feira promove importantes debates sobre inovação, fazendo a reflexão sobre o fomento da nova economia”, finalizou.

O encerramento da noite ficou por conta do prefeito Sebastião Melo, que também citou a situação vivida na pandemia, lembrando que uma de suas prioridades ao assumir o comando da cidade foi o de manter o comércio aberto. “O pequeno e o médio negócio sofreram muito. Estamos trabalhando para facilitar a abertura de negócios, diminuir os impostos, oferecer segurança jurídica ao empreendedor e possibilitar o licenciamento do microempreendedores em apenas um dia”, afirmou. E completou: “As tragédias precisam deixar lições. O mundo precisa ser comunitário, nos colocarmos no lugar do outro. Precisamos estar de mãos dadas para mudar o cenário atual.”

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

A 9ª edição do evento segue durante esta quarta-feira, 25 e a quinta-feira, 26 de maio, no Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787). A visitação é aberta ao público e gratuita, com necessidade de realizar credenciamento diretamente no local.

A participação nas palestras do Congresso Brasileiro do Varejo, no Varejo Experience (visita técnica guiada) e no Café com Lojistas edição especial FBV possui valor de investimento e inscrição. Saiba mais em feirabrasileiradovarejo.com.br.