Feira do Empreendedorismo começa hoje

Uma feira para incentivar candidatos a empresários no Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo da 6ª Feira do Empreendedor, que acontece de hoje até domingo, das 9h às 18h30min, no Centro de Eventos da Pucrs, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Sebrae/RS, é considerado como uma das maiores oportunidades de negócios no Sul do Brasil para quem quer empreender ou já é empreendedor.

Os participantes poderão encontrar na feira informações sobre abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas e acesso a mercados e ao crédito, entre outras atividades. “Ela é voltada para pessoas que querem abrir uma empresa ou que abriram recentemente mas precisam de dicas para que sua empresa seja saudável”, explica Vânia Fernandes, gestora do projeto Feira do Empreendedor no Sebrae/RS.

De acordo com Vânia, o evento oferece oportunidades para todos os tipos de empreendedores. “A feira interessa para qualquer pessoa, desde quem quer ter uma carrocinha de pipoca até os interessados em grandes franquias”, afirma a gestora. Entre as principais atrações do evento está o espaço Comércio Brasil, onde poderão ser contatados agentes de mercado representando 125 empresas de 23 estados brasileiros, todos em busca de representantes comerciais. Também serão apresentadas oportunidades de negócios com 30 franquias. Outro destaque é o espaço Empreendedor do Futuro, que mostra a atuação do Sebrae/RS e seus parceiros no fomento do empreendedorismo junto a crianças e jovens, desde o ensino fundamental até o segundo grau.

A expectativa dos organizadores é de repetir o sucesso da última edição, realizada em 2006, que contou com 22 mil visitantes e 115 expositores. “Estimamos que, agora, teremos cerca de 24 mil pessoas participando da feira”, diz Vânia Fernandes. As inscrições podem ser feitas no local ou através do site www.sebrae-rs.com.br/feiradoempreendedor. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível ou R$ 2,00.

Na edição deste ano, a Feira do Empreendedor está integrada à Semana Global do Empreendedorismo, um movimento mundial que ocorre no Brasil e em mais 60 países simultaneamente. O objetivo é mobilizar, conectar e inspirar o maior número de pessoas a explorar o seu potencial inovador e criativo para transformar idéias em oportunidades de negócios.

Outro evento ligado à feira é a entrega do Prêmio MPE Brasil 2008, um reconhecimento estadual às micro e pequenas empresas sediadas no Rio Grande do Sul, no que diz respeito à aplicação de métodos de gestão inovadores, que tenham resultados significativos. A solenidade acontece hoje, no Centro de Eventos da Pucrs, às 20h, e prevê a premiação para oito empresas nas categorias Indústria, Comércio, Serviços (Saúde, Turismo, Tecnologia da Informação, Educação), Rural e Destaque Socioambiental.

Paralelamente à Feira do Empreendedor, também vai ocorrer o Fórum de Empreendedorismo, uma parceria do Sebrae/RS com a Pucrs. Entre amanhã e domingo serão debatidas tendências, cenários socioeconômicos e dados atuais relativos ao empreendedorismo no Brasil e no mundo. A programação conta com painéis, cases e palestras de profissionais que atuam diretamente no mercado.