Feiras e exposições de animais têm novas regras

As feiras e as exposições que envolvem a venda de animais ganharam novas regras em Porto Alegre. A Câmara Municipal derrubou, ontem, parte do veto do poder Executivo ao projeto que estabelece as normas, de…

As feiras e as exposições que envolvem a venda de animais ganharam novas regras em Porto Alegre. A Câmara Municipal derrubou, ontem, parte do veto do poder Executivo ao projeto que estabelece as normas, de autoria do vereador Beto Moesch (PP). O artigo 10, considerado o mais polêmico, está entre os itens rejeitados pelo prefeito José Fortunati e acolhidos pelos vereadores. A medida estabelece que os animais poderão ser expostos, com atestado sanitário expedido por médico veterinário, por, no máximo, cinco dias e somente depois de completarem três meses de vida.

A votação foi acompanhada por defensores dos animais e empresários do setor. Para Naor Nemmen, representante da organização não governamental (ONG) Porto Alegre Melhor, a solução ideal seria proibir a venda de animais e incentivar a adoção dos que estão nas ruas. No entanto, Nemmen acredita que a nova lei seja um pequeno passo dado para melhorar uma “situação de saúde pública”. “(O sistema atual) é uma fonte de animais abandonados”, afirmou o representante da ONG.

O coordenador da Feira de Filhotes do DC Shopping, Valdecir Gonçalves, acredita que a lei trará desemprego ao setor. “O evento comercializa cerca de mil animais por ano, todos com o devido acompanhamento veterinário. Reivindicamos nosso direito de trabalhar”, destacou Gonçalves.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais