Feriadão com a BR-101 duplicada

Faltando menos de duas semanas para deixar o cargo, o presidente Lula deverá cumprir amanhã a promessa de cruzar a pé os túneis de Morro Alto, no limite entre Osório e Maquiné. A inauguração dos túneis servirá de símbolo para tão esperada duplicação do trecho gaúcho da BR-101

Seis anos depois de ter assinado o início da duplicação da rodovia Osório-Palhoça (BR-101), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna à estrada amanhã, agora para inaugurar o trecho gaúcho, até Torres. Os túneis de Morro Alto, palcos da cerimônia, são considerados a principal obra da rota por encurtarem em 11 quilômetros o trajeto até Santa Catarina. Estarão liberados já nos feriadões de Natal e Ano-Novo.

Com três anos de atraso da previsão inicial, a duplicação da 101 abaixo do Mampituba passou por sucessivos obstáculos. Foram 1.068 desapropriações, impasses com comunidades quilombolas e indígenas, dificuldades para o licenciamento das jazidas e pedreiras e chuvas constantes.

A principal barreira, no entanto, foi a conclusão dos túneis de 1,8 quilômetro. Em 2008, o projeto teve de ser totalmente alterado por causa da consistência das rochas. Além da morosidade, a consequência direta dessa coleção de barreiras foi a triplicação do valor de todo o empreendimento. Licitada por R$ 385 milhões em 2004, a conclusão do lado gaúcho superou R$ 1 bilhão.

Lula vai repetir os governadores Germano Rigotto e Yeda Crusius, que inauguraram estradas sem que estivessem 100% finalizadas. Rigotto fez isso com a Rota do Sol, em 2006, e Yeda, na semana passada, com a RSC-471. Da pista principal da BR-101 no Estado ficará para o próximo ano – provavelmente para março – o término da ponte do Rio Três Forquilhas, no km 40. Além disso, as pistas laterais nos trechos urbanos, como em Terra de Areia, não ficaram prontas.

Para o presidente e a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), os túneis de Morro Alto, que serão abertos para o trânsito amanhã, representam a conclusão do projeto. A passagem é uma das mais modernas do país, equipada com sistema de monitoramento.

O lado catarinense vai demorar para ser liberado. Os motoristas terão de esperar pelo menos mais três anos para passar pela nova ponte de Laguna e através de túneis dos morros do Cavalo (Palhoça) e do Formigão (Tubarão), projetos que mal começaram a sair do papel.