Feriado altera rotina no Rio Grande do Sul

A ocorrência do feriado do funcionalismo estadual nesta sexta-feira e do feriado de finados no domingo provoca uma série de alterações no funcionamento de serviços públicos e privados no Rio Grande do Sul….

A ocorrência do feriado do funcionalismo estadual nesta sexta-feira e do feriado de finados no domingo provoca uma série de alterações no funcionamento de serviços públicos e privados no Rio Grande do Sul.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar intensificou a fiscalização e o patrulhamento nas rodovias estaduais até o final de domingo. Nos órgãos do governo do Estado, as alterações ocorrem desde esta sexta-feira. A Secretaria Estadual da Educação funcionará em regime de plantão para atendimento ao público externo das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
Em Porto Alegre as mudanças se concentram mais no domingo. A EPTC realizará um esquema especial na circulação de veículos nas imediações dos Cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José e João XXIII das 7h às 19h. Já quem procura por opções de lazer no feriado também terá algumas escolhas a menos. O Museu Iberê Camargo, por exemplo, estará fechado. Para quem pretende utilizar o feriado para fazer compras ou para se divertir, as três principais redes de supermercados da Capital, Zaffari/Bourbon, Nacional/Big, e Carrefour abrirão suas lojas normalmente e as áreas de alimentação e de lazer dos shoppings Praia de Belas e Iguatemi também funcionarão.
A venda de artigos religiosos e de flores próximas aos cemitérios da Capital serão fiscalizadas com mais rigor neste ano. A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) irá coibir a presença de ambulantes ilegais nos cemitérios da cidade em uma distância de até 150 metros da entrada de cada local. “A fiscalização da prefeitura será feita no sentido de garantir a tranqüilidade dos visitantes dos cemitérios no Dia de Finados”, afirmou o secretário da Smic, Léo Antônio Bulling. A Smic autorizou a atuação de 48 floristas já regularizados.