FGV: alimentos têm maior alta do IPC-S em 2008

Em 2008, os alimentos foram destaque na inflação do varejo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), e terminaram o ano com alta de 10,15%.

Esse foi o porcentual de elevação mais…

Em 2008, os alimentos foram destaque na inflação do varejo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), e terminaram o ano com alta de 10,15%.

Esse foi o porcentual de elevação mais intenso entre as sete classes de despesa usadas para cálculo do índice, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao anunciar hoje o IPC-S acumulado de 2008 – que terminou o ano passado com aumento de 6,07%.

O segundo patamar de elevação mais forte no ano passado foi registrado pelo grupo Saúde e Cuidados Pessoais (6,27%). Essa classe de despesa foi seguida, em ordem decrescente, pelos aumentos apurados nos preços de Educação, Leitura e Recreação (5,77%); Despesas Diversas (4,69%); Habitação (4,49%); Vestuário (2,92%); e Transportes (2,78%), no ano de 2008.

Ao analisar a movimentação de preços entre os produtos no varejo, no âmbito do IPC-S, a FGV informou que as mais expressivas altas de preço foram registradas em aluguel residencial (6,04%); tomate (110,47%); plano e seguro saúde (7,42%).

Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas nos preços de feijão carioquinha (-26,69%); batata-inglesa (-17,80%); e leite em pó (-9,73%).

Veja também

    Noticias

    Artigo: produtividade nasce do cuidado

    Veja mais
    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA encerra 2025 com foco em dados, gestão e fortalecimento do comércio

    Veja mais