FGV: economia da América Latina está em recuperação

O Brasil ocupa a segunda melhor posição, com 5,5 pontos em julho, e teve 4,7 pontos na média dos últimos quatro trimestres
O pior da crise global já passou e a economia latino-americana começa a entrar em…

O Brasil ocupa a segunda melhor posição, com 5,5 pontos em julho, e teve 4,7 pontos na média dos últimos quatro trimestres
O pior da crise global já passou e a economia latino-americana começa a entrar em um ciclo de recuperação. A conclusão consta da Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Institute for Economic Research at the University of Munich (IFO). Segundo as duas instituições, o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina atingiu patamar de 4 pontos em julho deste ano, acima do desempenho de 3,6 pontos apurado na pesquisa anterior, referente a abril.

Embora resultados abaixo de cinco pontos nos índices indiquem um “clima ruim”, a FGV detectou melhoras na avaliação do cenário atual da economia latino-americana, bem como nas projeções para o futuro. Na passagem de abril para julho deste ano, o Índice de Expectativas (IE), um dos dois componentes do ICE, avançou de 2,5 para 2,6 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA), outro componente do ICE, subiu de 4,6 para 5,4 pontos.

Na prática, as instituições avaliam que o resultado do mês passado mostra que o ritmo de recuperação na economia do continente latino-americano passa a coincidir com a trajetória de recuperação da economia mundial — esta última, já iniciada em abril deste ano, de acordo com a análise.

Ranking
No caso dos países latino-americanos, ao se analisar o clima econômico de cada um deles, o Brasil ocupou a segunda melhor posição, com 5,5 pontos em julho, e teve 4,7 pontos na média dos últimos quatro trimestres. O país perde apenas para o Peru, cujo ICE atingiu 6 pontos em julho, com média de 5,3 pontos nos últimos quatro trimestres. A Sondagem Econômica da América Latina é trimestral. Para a pesquisa de julho foram consultados 149 especialistas em 16 países.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais