Finanças em dia

Os brasileiros permanecem pontuando as pesquisas que analisam como os consumidores veem as perspectivas econômicas. O otimismo dos consumidores nacionais voltou a sobressair em um estudo feito pelo Credit Suisse com 13 mil entrevistados de Brasil, Rússia, China, Índia, Egito, Indonésia e Arábia Saudita, que residem em países cujo PIB combinado supera US$ 10 trilhões. De acordo com a Pesquisa de Consumo em Mercados Emergentes, 63% dos entrevistados daqui disseram esperar uma melhora em suas finanças pessoais nos próximos seis meses.

Veja as conclusões:

– Crescimento da renda real no Brasil será positivo em todos os grupos de renda nos próximos 12 meses, variando de 5% para os grupos de renda mais baixa e mais de 12% para a faixa de renda mais alta.

– Brasileiros dão prioridade a gastos com saúde: 9,8% da renda é destinado ao setor, índice mais alto da pesquisa. O país é seguido pelo Egito, com 7,1%, e China, com 5,7%.

– Planos de consumo para os próximos meses: celulares, viagens, consórcio de veículos e empréstimos para aquisição de veículos. Consumidor tende a investir em ativos reais, como imóveis. A taxa de imóveis próprios é a segunda mais alta da pesquisa.