Fique atento aos prazos do eSocial

Por meio do portal www.esocial.gov.br é possível ficar a par de todas as informações a respeito do projeto do Governo Federal que vai coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e…

Por meio do portal www.esocial.gov.br é possível ficar a par de todas as informações a respeito do projeto do Governo Federal que vai coletar informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais sobre a contratação e utilização de mão de obra pesada, com ou sem vínculo empregatício. Quando for implantado em sua totalidade, o projeto eSocial será estendido a todos os empregadores do País, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas mudanças à sistemática atual. Segundo o assessor jurídico do Sindilojas Porto Alegre, Eduardo Plastina, o projeto vai unificar, integrar e padronizar as informações sobre os empregadores e seus empregados ou contratados, como admissões, afastamentos temporários, folha de pagamento, ações judiciais trabalhistas e retenções de contribuição previdenciária. Empregadores domésticos, produtores rurais, pessoas físicas e segurados especiais, outros também serão obrigadas a realizar a implementação e o respectivo prazo para a transmissão dos arquivos.

– Empresas tributadas pelo Lucro Real: o cadastramento inicial deve ser feito até 30/06/2014; o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar a partir de 07/2014; e a substituição da GFIP a partir de 11/2014.
– Empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Entidades Imunes e Isentas, MEI e Empresas do Simples Nacional: o cadastramento inicial deve ser feito até 30/11/2014; o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar a partir de 11/2014; e a substituição da GFIP a partir de 01/2015.
– Órgãos da administração direta, autarquias e fundações de todos os entes da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios): o cadastramento inicial deve ser feito até 31/01/2015; o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar a partir de 01/2015; e a substituição da GFIP a partir de 01/2015.

Já a substituição das informações acessórias como DIRF, RAIS, CAGED e outras deve ser feita a partir de janeiro de 2015, mesma data em que começa a ser utilizado o módulo da reclamatória trabalhista. Fique atento às datas e prazos. Os arquivos deverão ser transmitidos online pelo empregador.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais