Flexibilização Tributária em Resposta às Enchentes no Rio Grande do Sul

Postergação de vencimentos de tributos e outras obrigações fiscais em prol dos afetados pelas enchentes

Em uma série de medidas de apoio aos cidadãos e empresas afetados pelas recentes enchentes, autoridades fiscais federais, estaduais e municipais anunciaram a postergação de vencimentos de tributos e outras obrigações fiscais.

Medidas Federais:

  • Secretaria da Receita Federalprorrogou os prazos de vencimento dos tributos federais e das parcelas dos parcelamentos para contribuintes dos municípios em estado de calamidade pública.
  • Comitê Gestor do Simples Nacionalestendeu os prazos de vencimento dos tributos apurados no Simples Nacional.
  • Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)adiou os prazos de vencimento das parcelas dos programas de negociação e suspendeu por 90 dias prazos relacionados a atos de cobrança da dívida ativa da União.

Medidas Estaduais:

  • Secretaria da Fazenda (Sefaz)iniciou o atendimento de contribuintes via e-mail para esclarecimentos sobre emissão de documentos fiscais e pagamentos de tributos.

Medidas Municipais em Porto Alegre:

  • Prefeitura de Porto Alegreprorrogou os vencimentos de tributos como ISS, IPTU e TCL.
  • Suspensão de ações de negativação e protesto, bem como de cobranças administrativas e procedimentos de exclusão de contribuintes de negociações por inadimplência de parcelas.

Essas ações visam proporcionar alívio financeiro e administrativo aos contribuintes durante o período de recuperação das consequências das enchentes.

Para mais informações e acesso à lista completa de ações, confira nossa cartilha no link: sindilojaspoa.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Recursos-Emergenciais_v4.pdf

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA assina manifesto pela regulação das Bets

    Veja mais
    Noticias

    Espaço de encontros e conexões

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais