Fogaça recebe de Yeda projeto de revitalização do Cais Mauá

A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano

A governadora Yeda Crusius entregou ao prefeito José Fogaça nesta manhã o projeto de revitalização do Cais Mauá. O investimento é orçado em R$ 500 milhões. O encontro foi realizado no Palácio Piratini e reuniu representantes da comissão técnica que trabalhou, durante cerca de dois anos, no desenvolvimento da proposta.

De acordo com o prefeito, após tramitar na Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento(Cauge), o projeto deverá ser encaminhado à Câmara para alterações no Plano Diretor da área de 181 mil metros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão.

Depois desse processo, o governo do Estado fará licitação internacional. Fogaça observou ainda a necessidade de obras de infraestrutura no local, como saneamento básico, abastecimento, iluminação, pavimentação, entre outras.

— Estamos na metade de um caminho onde as dificuldades maiores já foram vencidas e por isso precisamos continuar trabalhando juntos nesse projeto, que vai mexer profundamente com a autoestima dos porto-alegrenses — declarou Fogaça.

A proposta de uso da área do Cais Mauá é resultado do trabalho da comissão técnica de avaliação, constituída por representantes da prefeitura e do Estado. Em 27 de julho de 2007, o governo lançou solicitação para manifestação de interesse sobre a matéria.

Segundo o coordenador da comissão, Edemar Tutikian, o plano diretor não estabelece sugestão de obras, e sim os índices de construção permitidos para a área.

— A expectativa da governadora, do prefeito e de toda a sociedade é de ainda neste ano termos toda a análise, as soluções e o início da construção. Creio que em 2010, a primeira parte, já possa estar pronta — afirmou Yeda.

A área de cerca de 3 quilômetros de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária, será concedida à iniciativa privada. A revitalização do Cais prevê áreas para turismo, comércio, lazer e cultura. A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano e o projeto seja iniciado em 2010 para conclusão até a Copa de 2014.

Para realização do trabalho, a comissão visitou Puerto Madero, em Buenos Aires, o porto de Lisboa (Portugal) e a Estação das Docas, em Belém (Pará). Com informações do site da prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais