Fogaça recebe de Yeda projeto de revitalização do Cais Mauá

A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano

A governadora Yeda Crusius entregou ao prefeito José Fogaça nesta manhã o projeto de revitalização do Cais Mauá. O investimento é orçado em R$ 500 milhões. O encontro foi realizado no Palácio Piratini e reuniu representantes da comissão técnica que trabalhou, durante cerca de dois anos, no desenvolvimento da proposta.

De acordo com o prefeito, após tramitar na Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento(Cauge), o projeto deverá ser encaminhado à Câmara para alterações no Plano Diretor da área de 181 mil metros quadrados e 3,3 quilômetros de extensão.

Depois desse processo, o governo do Estado fará licitação internacional. Fogaça observou ainda a necessidade de obras de infraestrutura no local, como saneamento básico, abastecimento, iluminação, pavimentação, entre outras.

— Estamos na metade de um caminho onde as dificuldades maiores já foram vencidas e por isso precisamos continuar trabalhando juntos nesse projeto, que vai mexer profundamente com a autoestima dos porto-alegrenses — declarou Fogaça.

A proposta de uso da área do Cais Mauá é resultado do trabalho da comissão técnica de avaliação, constituída por representantes da prefeitura e do Estado. Em 27 de julho de 2007, o governo lançou solicitação para manifestação de interesse sobre a matéria.

Segundo o coordenador da comissão, Edemar Tutikian, o plano diretor não estabelece sugestão de obras, e sim os índices de construção permitidos para a área.

— A expectativa da governadora, do prefeito e de toda a sociedade é de ainda neste ano termos toda a análise, as soluções e o início da construção. Creio que em 2010, a primeira parte, já possa estar pronta — afirmou Yeda.

A área de cerca de 3 quilômetros de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária, será concedida à iniciativa privada. A revitalização do Cais prevê áreas para turismo, comércio, lazer e cultura. A expectativa é de que o edital seja lançado até o final do ano e o projeto seja iniciado em 2010 para conclusão até a Copa de 2014.

Para realização do trabalho, a comissão visitou Puerto Madero, em Buenos Aires, o porto de Lisboa (Portugal) e a Estação das Docas, em Belém (Pará). Com informações do site da prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado.