Franquia é porta de entrada para o mercado de trabalho, diz ABF

SÃO PAULO – No Brasil, muitos jovens profissionais encontram dificuldade em conquistar o primeiro emprego por falta de experiência. No setor de franchising, não é comum que isto ocorra. Ao contrário…

SÃO PAULO – No Brasil, muitos jovens profissionais encontram dificuldade em conquistar o primeiro emprego por falta de experiência. No setor de franchising, não é comum que isto ocorra. Ao contrário disso, a falta de experiência pode ser um facilitador no processo de contratação. O diretor-executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, explica que o setor é a porta de entrada para os profissionais, já que a experiência na área não é considerada um requisito importante para o empregador. “A franquia tem o diferencial que é o treinamento. O perfil do profissional é mais importante do que a experiência. Além disso, as empresas preferem pessoas que nunca trabalharam porque elas não carregam vício de comportamento”, diz. É o caso da rede de franquias de institutos de depilação Pello Menos, que oferece quatro meses de treinamento. “Investimos na contratação das meninas para garantir que o treinamento será usado em nossa rede, já que ele foi formatado por mim para utilizar a nossa cera e realizar os procedimentos da forma como acreditamos ser correta”, afirma a fundadora da rede, Regina Jordão.

Perfil dos profissionais

Segundo Camargo, as franquias buscam profissionais que se identifiquem com o público e que sejam estudantes. Além disso, uma característica importante é ter disciplina, já que o jovem terá de seguir as regras estabelecidas pelo franqueador. Em relação ao salário inicial, a ABF afirma que a média está entre R$ 600 e R$ 1.000. Os valores variam de acordo com a marca e o segmento de atuação. O setor de franchising também oferece oportunidade de carreira para os profissionais. “As franquias oferecem plano bem estruturado. Em cinco ou seis anos, o jovem pode trabalhar como gerente de uma unidade”, explica o especialista.

Sobre o mercado

O mercado de franquias está em expansão no Brasil. Somente no ano passado, o setor faturou R$ 63 bilhões, o que representa uma alta de 14,7% em relação a 2008. No período, foram abertas 264 novas redes, uma expansão de 19,1%, totalizando 1.643 redes. Para 2010, a expectativa é que o setor apresente crescimento de 18%.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais