Fraudes de crédito são as preferidas em golpes contra o consumidor

As tentativas de fraudes envolvendo consumidores atingiram até outubro de 2010 R$ 5,8 bilhões. O montante é apontado no novo Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor, que cruza…

As tentativas de fraudes envolvendo consumidores atingiram até outubro de 2010 R$ 5,8 bilhões. O montante é apontado no novo Indicador Serasa Experian de Risco de Fraudes – Consumidor, que cruza informações de CPFs cadastrados, risco de fraude e golpes efetivamente realizados.

Fraude mais comum

O tipo de fraude mais comum é o roubo de identidade, também conhecido como fraude de subscrição. Ocorre quando um suposto “cliente” obtém crédito com identificação falsa ou informação fraudulenta obtida do cliente “real”. Não tem nenhuma intenção de pagar pelo bem ou serviço adquirido, ou seja, tenta passar a responsabilidade do pagamento ao verdadeiro dono das informações. O empresário acaba arcando com o prejuízo.

Período de maior risco

O novo indicador aponta que durante o ano de 2010, o mês que bateu o recorde em tentativas de fraudes envolvendo consumidores foi maio, atingindo R$ 662,5 milhões. Isto pode ser explicado pelo Dia das Mães, a segunda data mais forte do ano para o varejo, perdendo apenas para o Natal. As fraudes no crédito são as preferidas tanto nos golpes contra empresas quanto contra consumidores, pois trazem resultado imediato. Uma característica dos golpes contra o consumidor é o uso pelos fraudadores de documentação roubada. Quem teve documentos roubados ou perdidos precisa registrar ocorrência na polícia e informar as empresas de cadastro de restrição de crédito, que passarão as informações para o comércio.

Veja também

    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais