Fumo Zero no Mercado

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre está realizando uma operação especial para que a lei municipal 555/06, a Lei do Fumo Zero, seja cumprida no Mercado…

A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre está realizando uma operação especial para que a lei municipal 555/06, a Lei do Fumo Zero, seja cumprida no Mercado Público. Diversos cartazes foram afixados no espaço e comerciantes estão sendo orientados a alertarem clientes sobre a normativa. O intuito é coibir uso de cigarros e assemelhados nos locais de convívio coletivo.

De acordo com o secretário Valter Nagelstein, a operação tem, inicialmente, caráter educativo. “Vamos visitar os estabelecimentos e afixar os cartazes, além de orientar os responsáveis. Depois de um tempo, os fiscais voltarão a esses pontos e, se constatarem que a lei não está sendo cumprida, aí sim será o caso de aplicarmos multas.”

Nagelstein espera que os comerciantes sejam parceiros na iniciativa da Smic. “Alguns podem achar que a medida soará antipática para a clientela, mas pior será não fazer nada, prejudicando aqueles que não fumam.”
Os comerciantes aprovaram a medida. O gerente da Banca 40, Eduardo França, declarou que a operação ainda é recente, mas tem notado menos pessoas fumando no Mercado Público. “É uma medida benéfica. Ainda não sentimos o impacto, mas deverá ser baixo”, frisou.

Segundo o gerente da Casa de Pelotas, Richard Milan, que é fumante, o percentual de pessoas que deixam de ir aos estabelecimentos devido à presença de fumantes deverá cair. “É uma minoria que não consegue largar o cigarro. Se precisarem fumar, terão de procurar um espaço para isso enquanto mais clientes que não são fumantes vão frequentar nosso espaço”, enfatizou.

A previsão é que a ação ocorra no Mercado até o final de novembro. Agentes da Smic estarão presentes em todos os pontos comerciais de Porto Alegre. Somente neste ano, foram realizadas 448 vistorias, com 56 notificações e 57 autuações. A meta é fechar o ano com mil vistorias. A primeira autuação é de R$ 123,28 e a segunda de R$ 246,56.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais