Garanta os pingos no is
A derrocada de negócios pode estar associada a falhas na organização da empresa.
Com a orientação de Jacqueline Zapp, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do UniSenac POA, confira as informações a seguir e previna-se.
Por que a organização é chave para o sucesso:
Não importa o porte ou o segmento de atuação, toda empresa precisa de organização. Uma estrutura e uma dinâmica bem ordenadas têm impacto na estabilidade e no crescimento do negócio. O nível de organização também influencia a capacidade de enfrentar mudanças no mercado.
De forma centralizada ou não, a organização empresarial envolve basicamente a definição clara de tarefas e de níveis de autoridade, além da garantia de fluidez e eficiência nos fluxos de comunicação. Limites claros de autoridade e responsabilidade garantem que cada colaborador saiba exatamente a quem se reportar e quais são suas atribuições, o que facilita o cumprimento de demandas e metas. O dia a dia de uma empresa é repleto de decisões, micro e macro, individuais e coletivas – todas têm valor no resultado final. Com o “como funcionamos” bem fundamentado, a empresa consegue identificar gargalos em seus processos e tomar decisões de forma mais rápida e eficiente. Este “como funcionamos” são os processos.
É por meio de processos bem construídos que se alcança eficiência, na medida em que se reduz o risco de erros.
Por que a comunicação é um pilar-chave:
A padronização da comunicação interna evita informações desencontradas ou mal interpretadas, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa. Da mesma forma, clientes…
Quer ler toda essa matéria? Acesse por aqui a nossa revista digital e tenha todo o conteúdo à sua disposição.