Gaúchos estão menos dispostos a consumir, sinaliza pesquisa Fecomércio-RS

O resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF_RS) teve, em junho, uma queda no seu indicador geral, que passou de 133,2 pontos em maio para 128,5 pontos em junho. Dos sete quesitos…

O resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF_RS) teve, em junho, uma queda no seu indicador geral, que passou de 133,2 pontos em maio para 128,5 pontos em junho. Dos sete quesitos analisados pela pesquisa, com escala de pontuação de 0 até 200, cinco apresentaram diminuição das avaliações, sendo a menor pontuação registrada no item nível de consumo atual, com 96,7 pontos, primeiro resultado abaixo da linha de indiferença de cem pontos. O melhor resultado foi no item momento para duráveis, que registrou 142,1 pontos.

Os demais quesitos analisados pela pesquisa são perspectiva profissional (140,7 pontos), renda atual (139,8 pontos), acesso a crédito (135,4 pontos), emprego atual (137,7 pontos) e perspectiva de consumo (107,3 pontos). A pesquisa é realizada pela CNC (Confederação Nacional de Comércio) e divulgada mensalmente pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).

“O quadro geral mostra que a população se apresenta menos confiante, mas o ICF_RS ainda é positivo, com resultado médio bem acima dos cem pontos. Pela boa pontuação dos itens emprego atual e perspectiva profissional, a indicação que nos dá é de que o mercado de trabalho aquecido está mantendo a população ainda otimista”, analisa o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais