Gaúchos estão menos dispostos a consumir, sinaliza pesquisa Fecomércio-RS

O resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF_RS) teve, em junho, uma queda no seu indicador geral, que passou de 133,2 pontos em maio para 128,5 pontos em junho. Dos sete quesitos…

O resultado da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF_RS) teve, em junho, uma queda no seu indicador geral, que passou de 133,2 pontos em maio para 128,5 pontos em junho. Dos sete quesitos analisados pela pesquisa, com escala de pontuação de 0 até 200, cinco apresentaram diminuição das avaliações, sendo a menor pontuação registrada no item nível de consumo atual, com 96,7 pontos, primeiro resultado abaixo da linha de indiferença de cem pontos. O melhor resultado foi no item momento para duráveis, que registrou 142,1 pontos.

Os demais quesitos analisados pela pesquisa são perspectiva profissional (140,7 pontos), renda atual (139,8 pontos), acesso a crédito (135,4 pontos), emprego atual (137,7 pontos) e perspectiva de consumo (107,3 pontos). A pesquisa é realizada pela CNC (Confederação Nacional de Comércio) e divulgada mensalmente pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS).

“O quadro geral mostra que a população se apresenta menos confiante, mas o ICF_RS ainda é positivo, com resultado médio bem acima dos cem pontos. Pela boa pontuação dos itens emprego atual e perspectiva profissional, a indicação que nos dá é de que o mercado de trabalho aquecido está mantendo a população ainda otimista”, analisa o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais