Gaúchos têm disposição de comprar
Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, o consumidor gaúcho mantém-se animado e otimista em relação à situação econômica do país. Para o varejo, isso deverá traduzir-se em vendas. A Pesquisa de…
Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, o consumidor gaúcho mantém-se animado e otimista em relação à situação econômica do país. Para o varejo, isso deverá traduzir-se em vendas. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do Rio Grande do Sul S (ICF-RS) para o mês de outubro, divulgada ontem, já reflete essa tendência. Os dados sinalizam que o consumidor gaúcho segue confiante quanto à sua situação econômica e que há alta possibilidade de consumo. Foi possível chegar a esse resultado avaliando sete itens do ICF, como renda, acesso ao crédito e perspectivas de consumo.
A intenção de consumo das famílias chegou a 131 pontos, de um total que varia de zero até 200 pontos. Comparativamente ao mês passado (131,6 pontos), o resultado se manteve estável. “Essa avaliação positiva quanto ao futuro é resultado do aumento da massa salarial da população gaúcha”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. No quesito que avalia o emprego atual, o item apontou 146,5 pontos.O presidente da Federação das Indústrias (Fiergs), Paulo Tigre, alertou ontem para a necessidade de uma nova equação cambial. “As exportações de produtos industriais refletem a baixa demanda externa e a taxa de câmbio valorizada. Além disso, enfrentamos altos custos internos de produção e de logística, como os problemas com os embarques em Rio Grande”, afirmou ao avaliar as exportações gaúchas em setembro.