Gaúchos têm mais dívidas em março

O endividamento do consumidor gaúcho aumentou em março ante o mês anterior, passando de 67,7% para os atuais 73%. A elevação foi de 6,1 pontos percentuais, de acordo com o que apurou a Pesquisa de…

O endividamento do consumidor gaúcho aumentou em março ante o mês anterior, passando de 67,7% para os atuais 73%. A elevação foi de 6,1 pontos percentuais, de acordo com o que apurou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (Peif) da Fecomércio RS. Mesmo com o aumento, para o economista da entidade Pedro Ramos o movimento não significa deterioração, mas elevação do consumo.

Alguns fatores contribuíram, como acesso facilitado ao crédito em função da crise mundial, além das promoções ligadas à redução do IPI nos segmentos automotivo, móveis e linha branca. “Não podemos considerar esse endividamento como negativo, especialmente se levarmos em conta que a maior parte dos entrevistados disse que não deve atrasar o pagamento das contas e nem mesmo deixar de pagá-las”, observou. Outro dado que chamou a atenção foi a redução no percentual de endividados que disseram não ter chances de pagar os débitos: de 11% em fevereiro para 7% este mês.

Veja também

    Noticias

    Varejo de eletros em Porto Alegre cresce no calor, mas revela consumo mais contido

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Maior feira do varejo brasileiro tem 12ª edição oficialmente lançada

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais