Gaúchos usarão 13º para pagar contas e aplicar em poupança

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) questionou os entrevistados quanto ao recebimento do 13º salário. Uma parcela de 65,0% das pessoas disse…

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) questionou os entrevistados quanto ao recebimento do 13º salário. Uma parcela de 65,0% das pessoas disse que possui o salário extra. Quando perguntadas a respeito do destino desse dinheiro, 36,1% responderam pagar contas, 19,8% disseram que irão poupar, 17,3% comprar presentes e 8,1% vão viajar.

Quando as respostas são analisadas de acordo com a renda familiar, os resultados possuem uma diferenciação na renda acima de 20 salários-mínimos. Para esse grupo de pessoas, o uso do 13º salário será investido em viagens (31,3%), diferentemente das faixas menores de salário, em que a predominância das respostas sinalizou que poupar será o destino do dinheiro. Os dados fazem parte da Pesquisa de Datas Comemorativas – Natal 2009 e 13º Salário, desenvolvida pela Fecomércio-RS, por meio do Ifep (Instituto Fecomércio de Pesquisa).

No Rio Grande do Sul, um estudo da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS estima que o 13º injete R$ 4,5 bilhões na economia estadual. O valor deve exercer um papel importante para o consumo e também para a quitação de dívidas dos gaúchos. O economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, explica que esses recursos representam 4,8% do PIB do setor terciário em um ano. Os R$ 4,5 bilhões comprariam mais de 180 mil carros populares ou mais de 5 milhões de geladeiras. Em apartamentos, renderiam cerca de 60 mil imóveis.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais