Geração de vagas tem melhor fevereiro em 11 anos no Rio Grande do Sul

Puxada pelo desempenho da indústria, a criação de empregos formais no Rio Grande do Sul teve o melhor resultado para meses de fevereiro desde 2003 (período disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego). No mês passado, foram geradas 27.487 vagas para trabalhadores com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral do Emprego e Desemprego (Caged), divulgado nesta segunda-feira.

O resultado gaúcho foi o terceiro melhor do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos dois primeiros meses do ano houve acréscimo de 36.415 postos de trabalho.

Além da Indústria de Transformação, que gerou 11.609 empregos, Serviços (+6.861 postos), Comércio (+2.887 postos) e Construção Civil (+ 2.378 postos) registraram resultados positivos. Nenhum dos oito setores pesquisados no Rio Grande do Sul apresentaram saldo negativo em fevereiro.

Entre os municípios do Estado, o destaque ficou com Caxias do Sul. Impulsionada pela colheita da uva, a cidade criou 3.408 empregos com carteira assinada — diferença entre 11.605 admissões e 8.197 demissões. Em seguida, aparecem Santa Cruz do Sul (2.188) e Porto Alegre (1.938)