Gestão de processos reduz sobrecarga de trabalho e “retrabalho”

Graças às constantes mudanças no mercado, as empresas brasileiras estão investindo mais em gestão de processos, com o intuito de aumentar o seu nível de competitividade.

A conclusão é da 1ª Pesquisa…

A conclusão é da 1ª Pesquisa de Benchmarking em Gestão de Processos, realizada pela Compass International com 52 empresas públicas e privadas dos mais diversos segmentos e portes de todo o país.

Das organizações participantes, 81% possuem mais da metade de seus processos de negócio documentados. “Como ficou evidente no estudo, quanto maior esta documentação, maior a eficiência do processo em si, o que se traduz em redução de sobrecarga de trabalho de 19% e de tarefas repetidas e retrabalho de 22%”, explica o diretor da Compass International, Marcelo Raducziner, responsável pela pesquisa.

O que é gestão de processos
A gestão de processos procura integrar as diversas áreas da empresa (vendas, marketing, financeiro, logística, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, entre outras) em torno de seus principais processos de negócios, de modo a torná-los mais eficientes, ágeis e transparentes.

“Quanto mais estruturada em processos, maior a capacidade da empresa de se adaptar com rapidez às cada vez mais freqüentes transformações do mercado”, destaca Raducziner. “Portanto, podemos concluir que a gestão de processos terá grande impacto na competitividade das organizações”.

Falhas
A pesquisa constatou as deficiências das empresas em relação à gestão de processos. Uma das principais é a falta de indicadores de desempenho para seus processos. “A implementação de um modelo de controle e monitoramento é fundamental, pois a existência de documentação por si só não assegura um bom desempenho dos processos. As organizações ainda têm muitas etapas a vencer”, finaliza o coordenador da pesquisa.