Governo deve estimular trabalho e consumo

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou ontem que nos próximos dias a equipe econômica vai anunciar medidas que visam a garantir a manutenção de empregos e estimular o…

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, confirmou ontem que nos próximos dias a equipe econômica vai anunciar medidas que visam a garantir a manutenção de empregos e estimular o consumo no País. A decisão foi reiterada durante a reunião de coordenação realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na presença do vice-presidente, José Alencar, e ministros.

Múcio não adiantou quais setores serão atendidos pelas medidas, mas destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem conversado diretamente com empresários de várias áreas para ouvir opiniões e apelos. Segundo Múcio, algumas medidas serão anunciadas já na próxima semana pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo. “Essas medidas são para que nossas ranhuras sejam as menores possíveis”, disse Múcio. “É necessário que tudo isso seja bem costurado”, afirmou ele, lembrando que todos os setores da economia têm sido consultados também por Mantega, Paulo Bernardo e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Para Múcio, os três primeiros meses do ano – de janeiro até março – deverão servir como uma espécie de termômetro sobre os efeitos da crise financeira internacional. “Esses três primeiros meses darão um norte para a economia. Será uma mostra do que vai ser o ano de 2009 em termos econômicos”, afirmou.

Também ontem, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que o governo estuda adotar medidas para que as empresas que tomarem financiamentos com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) deem contrapartidas sociais, como a manutenção dos empregos. As que não cumprirem essa exigência podem ser vetadas em novos empréstimos.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais