Governo tenta frear venda de antibióticos

A fim de evitar o avanço de uma superbacterária que preocupa o Distrito Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está concluindo uma regulamentação para impedir a venda de…

A fim de evitar o avanço de uma superbacterária que preocupa o Distrito Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está concluindo uma regulamentação para impedir a venda de antibióticos sem receita médica. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. As mudanças serão feitas para coibir o uso indiscriminado de antibióticos, que leva a população a ficar mais resistente ao medicamento, fazendo com que o organismo não reaja tão bem no caso de infecções mais graves.

Para Temporão, esse pode ter sido o motivo para o surgimento da bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). Além disso, o ministro acredita que tenha havido falhas no processo de controle de infecção hospitalar. Hoje, o paciente precisa apenas de uma receita simples para comprar a medicação, mas muitas farmácias ignoram essa exigência e vendem o produto sem prescrição médica. Especialistas de vários países vêm acompanhado surtos de infecção hospitalar por conta da bactéria KPC. No Brasil, esta é a primeira vez que é registrado um surto. Há tratamento, mas os pacientes precisam ser submetidos a antibióticos mais fortes e mais caros.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais