Greve – Funcionários do Banrisul, Caixa, BB e bancos privados devem parar por tempo indeterminado

Os bancários de Porto Alegre decidiram em assembleia realizada na noite desta terça-feira no Clube do Comércio que vão aderir à paralisação nacional da categoria, segundo informou o Sindibancários. Funcionários do Banrisul, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados devem parar por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira.

Além de Porto Alegre, sindicatos dos bancários de todo o Brasil realizam assembleias nesta terça para deliberar sobre o início da greve. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancários das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba também optaram pela paralisação.

Os bancários rejeitaram a proposta de 4,29% de reajuste apresentada pela Fenaban. Entre as reivindicações, estão o reajuste de 11%, valorização dos pisos, fim das metas consideradas abusivas e segurança contra assaltos e sequestros.

No Rio Grande do Sul, dos 38 sindicatos com assembleias marcadas para esta noite, 15 já se manifestaram a favor da paralisação, segundo a Federação dos Trabalhadores de Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi).
Para os clientes, as opções para serviços como depósito, saque e pagamento de contas são as salas de autoatendimento, os correspodentes bancários, as lotéricas e a internet.