Greve nacional pode ter início na quarta

Categoria reivindica aumento de 1323 e maior participação nos lucrosInsatisfeitos com a proposta de reajuste salarial de 7,5% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários planejam uma greve nacional da categoria por tempo indeterminado a partir do dia 8.

O indicativo de greve foi aprovado ontem, em São Paulo, em encontro do Comando Nacional dos Bancários, que representa os principais sindicatos da categoria no país nas negociações salariais. O grupo determinou a convocação de assembléias regionais dos trabalhadores no dia 7 para aprovar adesão à paralisação.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindibancários), Juberlei Bacelo, explica que, na Capital, serão realizados encontros dos funcionários do Banco do Brasil, do Banrisul e dos bancos privados para avaliar a participação no movimento.

A Caixa está em greve desde ontem em várias regiões do Estado, mas realiza assembléias diárias para avaliar o andamento da greve.

Os bancários reivindicam reajuste de 13,23% e ampliação nos pagamentos de participação nos lucros das instituições financeiras. Os protestos começaram ainda na terça-feira, quando funcionários de agências de vários bancos fizeram paralisações de 24 horas em todo o país.

Segundo Bacelo, a greve terá o objetivo de pressionar a Fenaban a apresentar um novo índice de aumento, superior ao oferecido na semana passada.