Há espaço para crescimento do endividamento no Brasil, diz Ipea

SÃO PAULO – Apesar de a maioria dos brasileiros estar endividada, mais precisamente 51,3%, ainda há espaço para mais comprometimento da renda da população, de acordo com o presidente do Ipea (Instituto de…

SÃO PAULO – Apesar de a maioria dos brasileiros estar endividada, mais precisamente 51,3%, ainda há espaço para mais comprometimento da renda da população, de acordo com o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann. “Há espaço para crescer o endividamento”, afirmou Pochmann na quarta-feira (3), após coletiva para apresentação do IEF (Índice de Expectativas das Famílias) de outubro. Isso acontece, conforme ele explicou, porque o Brasil não é um país em que o crédito esteja distribuído de forma homogênea.

Dados

Para se ter uma ideia, das famílias que recebem até um salário mínimo (R$ 510), 56,4% não têm dívidas bancárias, com parentes, no comércio, entre outras. Já entre os que recebem entre cinco e dez salários mínimos, esse percentual cai para 42,3%.

Expectativa

Pochmann disse que há espaço para que se adquiram bens de maior valor unitário pelos brasileiros, mas que isso dependerá da taxa de juro e da expectativa quanto ao emprego e à renda. “O endividamento é um diálogo com o futuro: estou antecipando renda para adquirir um bem porque parto do pressuposto que terei renda nos próximos meses, então tenho uma visão positiva da ocupação e do comportamento da renda”.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais