IGP-M tem primeira deflação desde 2006

Valores de alimentos desaceleram

Usado para calcular o reajuste de aluguéis e de tarifas de energia elétrica, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) teve queda de 0,3% em agosto.

É uma inversão na tendência do índice, que vinha subindo rapidamente nos últimos meses. Quando o indicador diminui, ocorre deflação.A registrada em agosto é a mais baixa desde abril de 2006, quando havia ocorrido redução de 0,42%. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que calcula o índice, o resultado reflete o forte recuo dos preços dos alimentos no início da segunda metade do ano. O IGP-M é calculado com base em preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual.

Segundo o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, houve desaceleração nos três formadores do indicador. O mais importante, o Índice de Preços no Atacado (IPA), que representa 60% do total, caiu 0,74%, ante taxa de 2,2% de julho. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,23%, depois de ter avançado 0,65% no mês anterior. O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) apresentou alta de 1,27%, após 1,42% em julho.

No varejo, o destaque foi do grupo alimentação, que entrou em deflação de julho para agosto (de 1,41% para -0,46%). As maiores quedas de preços ocorreram em carnes bovinas (6,29% para -0,30%) e nas hortaliças e legumes (-0,97% para -6,51%).

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre faz visita à Prefeita em exercício

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Evento do Sindilojas POA inspira lojistas a fazer diferente

    Veja mais
    Noticias

    Lojistas devem firmar acordo coletivo para funcionamento no feriado do Dia da Cons...

    Veja mais
    Noticias

    Comércio de Porto Alegre poderá abrir no feriado de 15 de novembro

    Veja mais