Impostos chegam a 78% do valor do presente de Natal, diz estudo

Os impostos podem representar até 78% no preço de alguns dos produtos mais consumidos no período do Natal. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Jogos eletrônicos, um…

Os impostos podem representar até 78% no preço de alguns dos produtos mais consumidos no período do Natal. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Jogos eletrônicos, um dos presentes mais solicitados pelas crianças, são os campeões da lista, com 72%. A alimentação da época também tem tributação alta, em produtos como panetone, peru e espumante.

— Com tantas opções, o consumidor que sairá ganhando é aquele que levar em conta o quanto paga de imposto em cada produto e souber aproveitar o momento — disse o diretor técnico do IBPT, João Eloi Olenike.

Com o cenário financeiro instável, vários setores da economia prevêem aumento nos preços e queda nas vendas. Os produtos importados são diretamente impactados pela alta da moeda norte-americana. Por isso, com maior pressão sobre os custos, a previsão é que haja reajuste nos preços.

Ranking
Os dados mostram que o perfume importado é o presente com maior carga tributária, com 78%, seguido pelos jogos eletrônicos (72,18%), perfume nacional (69,13%), uísque (61,22%), tênis importado (58,59%) e vinho (52,5%). Com informações do site do IBPT.

Veja também

    Noticias

    Rodadas de negócios inéditas na FBV: últimos dias para inscrições

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA e Sebrae RS convidam o governador para a abertura oficial da FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    PL do Dia do SESC/SENAC recebe apoio do Sindilojas Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de diretoria da Entidade: diálogo com o poder público e análise do cen...

    Veja mais