Inadimplência das empresas recuou 3,8% em outubro, frente mesmo mês de 2009

SÃO PAULO – A inadimplência das empresas brasileiras recuou 3,8% em outubro deste ano, frente o mesmo mês do ano passado. Esta foi a maior queda entre esses meses desde 2004. De acordo com o Indicador…

SÃO PAULO – A inadimplência das empresas brasileiras recuou 3,8% em outubro deste ano, frente o mesmo mês do ano passado. Esta foi a maior queda entre esses meses desde 2004. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, divulgado nesta terça-feira (30), também houve queda significativa no acumulado do ano, com decréscimo de 6,2%, o maior para a relação entre os dez primeiros meses desde 2004. Já na comparação mensal, frente a setembro deste ano, a inadimplência dos negócios, apresentou retração de 3,4%. Nesta comparação, também se verificou o mais baixo percentual entre os dois meses desde 2000, ano em que o levantamento começou a ser feito.

Segundo os analistas da instituição, depois do menor desempenho do consumo e da produção no 3º trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período. Eles também afirmam que a inadimplência da pessoa jurídica vai fechar 2010 com variação negativa em relação a 2009, ano que registrou elevado indicador (18,8%), como consequência da crise e da menor oferta de crédito.

Análise mensal

Para os analistas da Serasa, com juros mais estáveis, as empresas passaram a contar com maior previsibilidade em relação aos seus custos de capital. Na análise mensal, os protestos contribuíram com queda de 4,7%; os cheques, com recuo de 2,5%; assim como os bancos (-2,5%).

Empresas

Na análise por porte, na comparação mensal, a inadimplência das grandes empresas apresentou baixa de 13,6%. A taxa das médias empresas ficou 3,4% menor e das micro e pequenas empresas registrou queda de 3,1%. Na comparação anual, a inadimplência das micro e pequenas empresas registrou queda de 3,7%. Nas grandes, o recuo foi de 3,2% e, nas médias, a queda foi de 9,3% frente a outubro de 2009.

Metodologia

O Indicador Serasa de Inadimplência de Pessoa Jurídica, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O modelo estatístico de múltiplas variáveis considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com as instituições financeiras. A divulgação é mensal.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais
    Noticias

    Lojas da capital podem abrir no feriado do dia 12 de outubro

    Veja mais
    Noticias

    Marketing para o varejo é o tema de evento da Entidade

    Veja mais