Inadimplência do consumidor cai 5,1% em agosto

A inadimplência do consumidor registrou queda de 5,1% de julho para agosto, a maior retração mensal verificada desde maio deste ano, segundo pesquisa do Instituto Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira…

A inadimplência do consumidor registrou queda de 5,1% de julho para agosto, a maior retração mensal verificada desde maio deste ano, segundo pesquisa do Instituto Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira (14).
De acordo com a análise do instituto, os principais motivos deste recuo foram a melhora na conjuntura econômica e o efeito calendário, considerando que agosto teve dois dias úteis a menos que julho.

“Apesar de o Dia dos Pais ter sido a melhor data comemorativa do varejo este ano, até o momento, a melhora da atividade econômica, já verificada a partir do 2º trimestre, fez com que agosto não registrasse uma pressão na inadimplência mensal”, avaliam em nota os analistas da Serasa Experian. Frente a igual mês de 2008, a evolução da inadimplência do consumidor foi de 7% em agosto, repetindo o patamar da relação julho 2009/2008, o percentual mais baixo desde março deste ano (16,6%).

Na relação entre os acumulados de janeiro a agosto de 2009/2008, a inadimplência do consumidor, mesmo perdendo fôlego, apontou crescimento de 9,5%, patamar mais baixo nessa comparação desde o final do 1º trimestre, quando foi registrado, no país, o pior período da crise financeira global. De acordo com os analistas, a recuperação econômica, a partir da metade de abril, com queda dos juros, recuperação do emprego, maior confiança do consumidor e retorno do crédito, tem contribuído para o decréscimo gradual da inadimplência no período.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Como reter e engajar a Geração Z foi tema de evento do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 20/04 a 25/04

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais