Inadimplência do consumidor cresce 23,2% e é a maior para novembro desde 2001

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de novembro registrou alta de 23,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor,…

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de novembro registrou alta de 23,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta segunda-feira (13). Essa foi a maior elevação entre os meses de novembro desde 2001. Na comparação entre novembro e outubro deste ano houve um crescimento de 3,5%, sendo esta a maior compração entre os mesmos meses desde 2005. Já no acumulado do ano, frente o mesmo período do ano passado, o indicador registra alta de 5%.

Motivos

Segundo os economistas da Serasa, a inadimplência do consumidor se agravou e mudou de patamar em novembro. Desde junho de 2010, a inadimplência apresentava crescimentos mensais inferiores a 1,9%. Os especialistas completam afirmando que a aceleração registrada em novembro é resultado do maior endividamento e comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, sobretudo no Dia das Crianças.

Decomposição

A inadimplência com cartões de crédito e financeira subiu 7,7% frente a outubro, enquanto as dívidas com os bancos caíram 2,3% no mesmo período. Os cheques apresentaram avanço de 13,4% na inadimplência.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais