Inadimplência do consumidor cresceu 6,3% em 2010, aponta Serasa
SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor cresceu 6,3% em 2010, na comparação com o ano anterior, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta terça-feira (11). O…
SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor cresceu 6,3% em 2010, na comparação com o ano anterior, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta terça-feira (11). O avanço superou o patamar registrado em 2009, ano dos impactos da crise financeira internacional no Brasil, quando houve um crescimento de 5,9% na relação com 2008. Segundo os economistas da Serasa Experian, os crescimentos nas variações da inadimplência do consumidor, em 2010, foram resultados do maior endividamento e dos prazos mais longos de financiamento. Soma-se a esse cenário o aumento da inflação, que contribuiu para reduzir o poder aquisitivo da população. O ano passado também foi marcado pela excessiva confiança do brasileiro em contrair dívidas, o desemprego baixo e o crescimento real da renda e da melhor expectativa em relação à própria condição financeira.
Variação mensal e anual
No mês de dezembro o indicador registrou alta de 20,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ante o mês de novembro, houve crescimento de 1,1%.
Decomposição
A inadimplência com cartões de crédito e financeiras subiu 2,4% frente a novembro, enquanto as dívidas com os bancos caíram 0,6% no mesmo período. Os cheques apresentaram avanço de 3,5% na inadimplência.