Inadimplência do consumidor deve aumentar no segundo semestre de 2011

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores, que vinha registrando quedas, pode começar a apresentar elevações entre o primeiro e o segundo semestres do próximo ano. A previsão deve-se ao aumento, em…

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores, que vinha registrando quedas, pode começar a apresentar elevações entre o primeiro e o segundo semestres do próximo ano. A previsão deve-se ao aumento, em setembro, de 0,6% no Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, divulgado nesta quinta-feira (11). Mesmo com a elevação do indicador, a perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses manteve-se abaixo dos 100 pontos – patamar inferior ao padrão histórico do brasileiro.

Fim de ano

Na avaliação dos analistas da Serasa, o mercado de trabalho em alta tem conseguido neutralizar pressões de aumentos do endividamento. Por outro lado, as compras de fim de ano, as despesas com as viagens de férias, os compromissos fiscais, como pagamento de IPVA e IPTU, e os gastos com material escolar e matrícula costumam pressionar para elevações do endividamento. Para os técnicos, esse cenário é comum principalmente entre consumidores que não se programaram para fazer frente aos compromissos financeiros comuns nessa época do ano. De acordo com os analistas da Serasa, mesmo se ocorrerem aumentos na inadimplência, esse cenário não deve interferir na atual trajetória de elevação do crédito às pessoas físicas. Ao menos não no curto prazo.

Sobre o indicador

O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência dos Consumidores avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais