Inadimplência do consumidor registra pior setembro desde 2009, aponta Serasa

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de setembro registrou alta de 15,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando o maior resultado desde março de 2009, apontou o…

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de setembro registrou alta de 15,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando o maior resultado desde março de 2009, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação entre setembro e agosto deste ano houve um crescimento de 1,6%. No acumulado do ano, frente o mesmo período do ano passado, o indicador acumula alta de 1,8%. Este percentual representa a segunda variação positiva entre os acumulados desde janeiro deste ano.

Tendências

Segundo os economistas da Serasa, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice. A perspectiva é de que a inadimplência sofra pressões em outubro, por causa do Dia das Crianças.

Decomposição

A inadimplência com cartões de crédito e financeira subiu 7,2% frente a agosto, enquanto as dívidas com os bancos cresceram 0,2% no mesmo período. Por outro lado, os cheques apresentaram queda de 5,5% na inadimplência. Os economistas creditam à primeira modalidade a responsabilidade pela alta mensal em setembro.

Veja também

    Noticias

    Orientação quanto ao funcionamento do comércio lojista mês de Dezembro

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    PIB 3º trimestre de 2025 e reflexos para o varejo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA encerra 2025 com foco em dados, gestão e fortalecimento do comércio

    Veja mais
    Noticias

    Checklist do PDV: o básico bem feito funciona

    Veja mais