Inadimplência do consumidor registra pior setembro desde 2009, aponta Serasa

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de setembro registrou alta de 15,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando o maior resultado desde março de 2009, apontou o…

SÃO PAULO – A inadimplência do consumidor no mês de setembro registrou alta de 15,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, representando o maior resultado desde março de 2009, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Na comparação entre setembro e agosto deste ano houve um crescimento de 1,6%. No acumulado do ano, frente o mesmo período do ano passado, o indicador acumula alta de 1,8%. Este percentual representa a segunda variação positiva entre os acumulados desde janeiro deste ano.

Tendências

Segundo os economistas da Serasa, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice. A perspectiva é de que a inadimplência sofra pressões em outubro, por causa do Dia das Crianças.

Decomposição

A inadimplência com cartões de crédito e financeira subiu 7,2% frente a agosto, enquanto as dívidas com os bancos cresceram 0,2% no mesmo período. Por outro lado, os cheques apresentaram queda de 5,5% na inadimplência. Os economistas creditam à primeira modalidade a responsabilidade pela alta mensal em setembro.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais