Inadimplência do consumidor volta a patamar anterior à crise

O mês de agosto mostrou uma aceleração na tendência de queda da inadimplência do consumidor. A mais recente divulgação da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão…

O mês de agosto mostrou uma aceleração na tendência de queda da inadimplência do consumidor. A mais recente divulgação da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, sinalizou que o índice voltou a atingir um patamar pré-crise. Os dados de agosto apontam para redução no número de cheques devolvidos de 14,04% quando comparado ao mês de julho de 2009 e aumento de apenas 0,02% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os números confirmam a disposição para as quedas na inadimplência registradas nos últimos meses, depois que os sinais da economia mostraram recuperação frente à crise. Conforme o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, no final do ano passado e começo deste ano a inadimplência crescia por duas razões principais: a escassez da oferta de crédito, o que limitava até mesmo a renegociação de dívidas das famílias; e a diminuição da renda das pessoas, a partir de um grande número de demissões. “Os atuais resultados nos mostram que a crise perdeu mesmo fôlego, e os sinais são de recuperação econômica”, avalia.

Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que em agosto houve redução de 13,93% em relação a julho e aumento de 8,99% em relação a agosto de 2008. Em agosto foram registrados 725.246 protestos, contra 842.596 registrados em julho e 665.453 em agosto do ano passado. Nota-se, no comportamento do volume de títulos protestados desde o início de 2005, uma constante ascensão da linha de tendência, condição que, ao que parece, começa a ser revertida

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais