Inadimplência projetada pelos bancos cai em novembro, revela Febraban

SÃO PAULO – A expectativa dos bancos para a inadimplência registrou redução entre setembro e novembro deste ano, mesmo com um cenário de aumento do crédito e de novos tomadores, revelaram dados…

SÃO PAULO – A expectativa dos bancos para a inadimplência registrou redução entre setembro e novembro deste ano, mesmo com um cenário de aumento do crédito e de novos tomadores, revelaram dados divulgados na quinta-feira (4) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Em setembro, os bancos esperavam que os atrasos acima de 90 dias totalizassem 5% da carteira de crédito em 2010, enquanto que em novembro esse percentual caiu para 4,7%. Para 2011, as expectativas passaram de 4,8% para 4,6%. “O mercado de crédito, do ponto de vista da qualidade, está positivo. Há um movimento de expansão das operações, que leva à incorporação de novos tomadores e, com isso, seria razoável trabalhar com aumento da inadimplência, mas estamos trabalhando com redução”, afirmou o economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg.

Motivação

Essa queda na expectativa da inadimplência, de acordo com ele, está relacionada a uma boa projeção para o cenário econômico, com queda do desemprego, aumento do salário e da renda da população. Além disso, refletiu o que estava no balanço dos bancos, que inclusive diminuíram as provisões, em razão da melhoria do crédito. “A queda na expectativa da inadimplência tem a ver com o fato de que os números dos bancos correntes têm sido muito bons. Os resultados que os bancos estão anunciando indicam que ficou lá para trás a questão de piora da inadimplência. Dados correntes são positivos e eu acho que, além disso, há uma constatação de um cenário macroeconômico favorável”, disse Sardenberg. Tudo isso acontece mesmo com o aumento do crédito – a expectativa dos bancos é de alta de 20,4% neste ano para pessoas físicas – e com a incorporação de faixas de renda menores e mais frágeis.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades das obras no Centro até o dia 14/06

    Veja mais
    Noticias

    Associados do Sindilojas Porto Alegre tem opção de consultoria contábil gratuita

    Veja mais