Inclusão digital do deficiente visual

Os telecentros da Capital terão em breve programas voltados aos deficientes visuais. Na última semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública iniciou os testes do software Dos Vox -…

Os telecentros da Capital terão em breve programas voltados aos deficientes visuais. Na última semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública iniciou os testes do software Dos Vox – sistema para que as pessoas que perderam a visão possam utilizar o computador através de comandos de voz emitidos pelo programa. Com ele, o usuário pode redigir textos, e-mails e acessar a internet.

A previsão é de que, gradativamente, os 32 telecentros contam com o recurso instalado nos computadores. Os testes são realizados no Telecentro de Formação, junto à secretaria, na Rua João Alfredo, 607, Cidade Baixa. No período, estagiários que trabalham nos telecentros serão capacitados a usar o programa e repassar os conhecimentos. O treinamento será feito por um deficiente visual que conhece o programa. A instalação do Dos Vox será feita a cada 15 dias em unidades diferentes, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa).

Conforme o secretário Nereu D”Ávila, a instalação dá início a outras mudanças previstas para atender pessoas com deficiências. Em parceria com o Sindilojas, o Telecentro do Mercado Público será o primeiro a receber uma nova estrutura. “Vamos proporcionar portas mais largas, corrimãos e ampliação do ambiente, além de mais computadores”, revelou o secretário.

O programa foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais de 20 mil pessoas no país já utilizam o software.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais