Inclusão digital do deficiente visual

Os telecentros da Capital terão em breve programas voltados aos deficientes visuais. Na última semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública iniciou os testes do software Dos Vox -…

Os telecentros da Capital terão em breve programas voltados aos deficientes visuais. Na última semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública iniciou os testes do software Dos Vox – sistema para que as pessoas que perderam a visão possam utilizar o computador através de comandos de voz emitidos pelo programa. Com ele, o usuário pode redigir textos, e-mails e acessar a internet.

A previsão é de que, gradativamente, os 32 telecentros contam com o recurso instalado nos computadores. Os testes são realizados no Telecentro de Formação, junto à secretaria, na Rua João Alfredo, 607, Cidade Baixa. No período, estagiários que trabalham nos telecentros serão capacitados a usar o programa e repassar os conhecimentos. O treinamento será feito por um deficiente visual que conhece o programa. A instalação do Dos Vox será feita a cada 15 dias em unidades diferentes, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Município (Procempa).

Conforme o secretário Nereu D”Ávila, a instalação dá início a outras mudanças previstas para atender pessoas com deficiências. Em parceria com o Sindilojas, o Telecentro do Mercado Público será o primeiro a receber uma nova estrutura. “Vamos proporcionar portas mais largas, corrimãos e ampliação do ambiente, além de mais computadores”, revelou o secretário.

O programa foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mais de 20 mil pessoas no país já utilizam o software.