Indicador de incerteza da economia cai ao menor nível desde 2015
O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 8,3 pontos de setembro para outubro e atingiu 111 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2015. Essa é a quarta queda seguida, segundo a pesquisa
O Indicador de Incerteza da Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 8,3 pontos de setembro para outubro e atingiu 111 pontos, o menor nível desde fevereiro de 2015. Essa é a quarta queda seguida, segundo a pesquisa.
“Este é um registro histórico importante para o indicador de incerteza da economia. Após quase três anos oscilando acima dos 120 pontos, e com muita volatilidade, o IIE-Br parece registrar o encerramento desse longo período de incerteza econômica muito elevada, motivada principalmente por eventos políticos", disse o economista Pedro Costa Ferreira da FGVIBRE, em nota.
O indicador de incerteza é calculado considerando três subíndices: mídia – baseado na frequência de notícias com menção à incerteza nas mídias impressa e online; expectativa – construído com base nas previsões de especialistas para a taxa de câmbio e para o IPCA (inflação oficial), e mercado – baseado na volatilidade do mercado acionário, medido pelo Ibovespa.
Em outubro, esses três componentes registraram queda. A maior contribuição partiu do item mídia.
Fonte: G1