Índice de cheques sem fundo é o menor desde 2004

A inadimplência com cheques continua apresentando queda no país. Durante os dez meses de 2010, foram devolvidos 1,78% de cheques, conforme dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando…

A inadimplência com cheques continua apresentando queda no país. Durante os dez meses de 2010, foram devolvidos 1,78% de cheques, conforme dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando o acumulado de janeiro a outubro, foi o menor percentual verificado desde 2004, quando retornaram 1,58% de cheques.

Ainda de acordo com o estudo, em outubro 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos por falta de fundos. Foi o menor valor registrado desde janeiro de 2005. Na ocasião, houve 1,53% de devoluções.

Segundo a Serasa, os recuos seguidos no percentual de cheques devolvidos se devem, principalmente, à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo. A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo neste final de 2010 e sofra alguma pressão no 1º trimestre de 2011, em razão das compras do consumidor neste Natal.

De janeiro a outubro, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,93%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,34%). O Rio Grande do Sul ocupa o 20º lugar, com 1,89%.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais