Índice de cheques sem fundo é o menor desde 2004

A inadimplência com cheques continua apresentando queda no país. Durante os dez meses de 2010, foram devolvidos 1,78% de cheques, conforme dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando o acumulado de janeiro a outubro, foi o menor percentual verificado desde 2004, quando retornaram 1,58% de cheques.

Ainda de acordo com o estudo, em outubro 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos por falta de fundos. Foi o menor valor registrado desde janeiro de 2005. Na ocasião, houve 1,53% de devoluções.

Segundo a Serasa, os recuos seguidos no percentual de cheques devolvidos se devem, principalmente, à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo. A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo neste final de 2010 e sofra alguma pressão no 1º trimestre de 2011, em razão das compras do consumidor neste Natal.

De janeiro a outubro, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,93%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com o menor percentual (1,34%). O Rio Grande do Sul ocupa o 20º lugar, com 1,89%.