Índice que reajusta aluguel acumula variação de -0,92% em 2009

A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou, nesta segunda-feira (30), a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) referente ao mês de março (entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês atual). O índice, que é o principal balizador para o reajuste de aluguéis, acumula, nos três primeiros meses do ano, variação de -0,92%.

No mês, a variação de -0,74% é menor que a apurada em fevereiro, quando o índice variou 0,26%. A maior contribuição para o recuo no período veio do IPA (Índice de Preços por Atacado), que passou de 0,20% para -1,24%.

O INCC (Índice Nacional da Construção Civil) também apresentou desaceleração, passando de 0,35% para -0,17% no período analisado. A categoria de materiais e serviços chegou a -0,39% na medição atual, enquanto o índice que capta o custo da mão-de-obra registrou variação de 0,10%.

Altos e baixos
Já o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que também integra o IGP-M, apresentou alta no período estudado, ficando em 0,43%, contra 0,40% um mês antes.

As principais contribuições puxando o índice para cima foram dos grupos Alimentação (0,25% para 0,60%) e Habitação (0,24% para 0,36%).

Vale destacar ainda as altas em itens como mamão papaya (-10,13% para 17,52%), aluguel residencial (0,62% para 0,89%), manga (35,38% para 26,50%), açúcar refinado (5,55% para 11,95%) e empregada doméstica mensalista (0,86% para 2,71%).

Por outro lado, a desaceleração na taxa dos grupos Vestuário (-0,72% para 0,00%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,63% para 0,59%), Educação, Leitura e Recreação (1,59% para 0,14%), Transportes (0,52% para 0,45%) e Despesas Diversas (0,35% para 0,34%) contribuíram para o resultado.

IGP-M
O cálculo do IGP-M é composto pelo IPA, IPC e INCC. Os indicadores medem itens como bens de consumo (alimentos) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção), além dos preços de aluguéis, condomínios, transportes, dentre outros.

O IGP-M mede os níveis de inflação para toda a população, envolvendo todos os níveis de renda. Esse índice é utilizado para reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (no caso dos contratos mais antigos).