Índice sobre intenção do consumo anima o comércio

Pelo segundo mês consecutivo, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF) apresentou comportamento positivo em setembro, surpreendendo a Federação do Comércio de Bens e de…

Pelo segundo mês consecutivo, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF) apresentou comportamento positivo em setembro, surpreendendo a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), responsável pelo levantamento, junto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O ICF-RS apresentou 131,6 pontos, variação bem acima da faixa de neutralidade, que é de 100 pontos. Os dados foram divulgados ontem na Capital.

Segundo observou o economista da Fecomércio-RS Pedro Ramos, esse movimento mostra que as pessoas estão bastante otimistas com a economia e com a situação financeira, o que deverá refletir em mais consumo nos próximos meses. “É um indicador importante que sinaliza tendência de bons negócios nos próximos meses até o Natal.” Ele atribuiu o movimento a alguns fatores, entre os quais a empregabilidade e com isso o maior volume de dinheiro circulando na economia, além das condições favoráveis do crédito.

A pesquisa avalia sete quesitos distintos e todos eles tiveram pontuações bastante expressivas. A melhor avaliação foi para o item de bens duráveis, que apresentou 149,3 pontos, seguido por renda atual (149,1 pontos) e emprego atual (143,1 pontos). Os outros resultados foram acesso a crédito (131,0 pontos), perspectiva profissional (127,6 pontos), perspectiva de consumo (116,5 pontos) e nível de consumo atual (104,7 pontos).
Para Ramos, essa confiança da população reverte um quadro de desaceleração natural que era previsto para a economia nesse momento. Chamou a atenção do economista o fato de que a população vai iniciar o mês de outubro com perspectivas de novos negócios. Com o resultado apresentado pelo ICF-RS para este mês, ele afirma que já é possível prever o período que antecede o Dia da Criança com boas vendas.

Confira os resultados
– ICF-RS setembro: 131,6 pontos
– Momento para duráveis: 149,3 pontos
– Renda atual: 149,1 pontos
– Emprego atual: 143,1 pontos
– Acesso a crédito: 131,0 pontos
– Perspectiva profissional: 127,6 pontos
– Perspectiva de consumo: 116,5 pontos
– Nível de consumo atual: 104,7 pontos
Fonte: Fecomércio-RS

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais