Índice sobre intenção do consumo anima o comércio

Pelo segundo mês consecutivo, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF) apresentou comportamento positivo em setembro, surpreendendo a Federação do Comércio de Bens e de…

Pelo segundo mês consecutivo, o índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF) apresentou comportamento positivo em setembro, surpreendendo a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio), responsável pelo levantamento, junto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O ICF-RS apresentou 131,6 pontos, variação bem acima da faixa de neutralidade, que é de 100 pontos. Os dados foram divulgados ontem na Capital.

Segundo observou o economista da Fecomércio-RS Pedro Ramos, esse movimento mostra que as pessoas estão bastante otimistas com a economia e com a situação financeira, o que deverá refletir em mais consumo nos próximos meses. “É um indicador importante que sinaliza tendência de bons negócios nos próximos meses até o Natal.” Ele atribuiu o movimento a alguns fatores, entre os quais a empregabilidade e com isso o maior volume de dinheiro circulando na economia, além das condições favoráveis do crédito.

A pesquisa avalia sete quesitos distintos e todos eles tiveram pontuações bastante expressivas. A melhor avaliação foi para o item de bens duráveis, que apresentou 149,3 pontos, seguido por renda atual (149,1 pontos) e emprego atual (143,1 pontos). Os outros resultados foram acesso a crédito (131,0 pontos), perspectiva profissional (127,6 pontos), perspectiva de consumo (116,5 pontos) e nível de consumo atual (104,7 pontos).
Para Ramos, essa confiança da população reverte um quadro de desaceleração natural que era previsto para a economia nesse momento. Chamou a atenção do economista o fato de que a população vai iniciar o mês de outubro com perspectivas de novos negócios. Com o resultado apresentado pelo ICF-RS para este mês, ele afirma que já é possível prever o período que antecede o Dia da Criança com boas vendas.

Confira os resultados
– ICF-RS setembro: 131,6 pontos
– Momento para duráveis: 149,3 pontos
– Renda atual: 149,1 pontos
– Emprego atual: 143,1 pontos
– Acesso a crédito: 131,0 pontos
– Perspectiva profissional: 127,6 pontos
– Perspectiva de consumo: 116,5 pontos
– Nível de consumo atual: 104,7 pontos
Fonte: Fecomércio-RS

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais