Indústria de materiais de construção eleva otimismo
O cenário da Indústria de Materiais de construção aponta para a superação da crise financeira internacional. De acordo como o Termômetro Abramat, sondagem realizada entre as empresas que fazem parte da…
O cenário da Indústria de Materiais de construção aponta para a superação da crise financeira internacional. De acordo como o Termômetro Abramat, sondagem realizada entre as empresas que fazem parte da associação, 78% dos fabricantes de materiais estão otimistas quanto ao desempenho das vendas no curto prazo – para fevereiro. No mês anterior, esse indicador era de 71%.
O índice de otimismo é de 75% quanto às ações do governo voltadas para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. “A prorrogação do JTI reduzido e a proximidade do início dos projetos para a Copa do Mundo são fatores determinantes para essa recuperação”, comenta Melvyn Fox, presidente da entidade. “Também influencia a retomada do número de empreendimentos oferecidos pelas construtoras.” A perspectiva de atendimento à demanda segue estável. De acordo com o termômetro, o nível de capacidade instalada utilizado está em 86%. Isso ainda não é preocupante, mas é um sinal de alerta de que investimentos na produção serão necessários em breve”, lembra Fox. Cerca de 60% das indústrias de materiais têm pretensão de investir nos próximos 12 meses.