Indústria de materiais de construção está otimista

A indústria de materiais de construção segue otimista com relação ao futuro, de acordo com pesquisa mensal realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A…

A indústria de materiais de construção segue otimista com relação ao futuro, de acordo com pesquisa mensal realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A sondagem da associação realizada em maio mostra que 91% dos empresários entrevistados estão otimistas quanto ao desempenho das vendas internas no curto prazo, ante 89% da sondagem anterior. A perspectiva permanece em 91% para o mês de junho. Na avaliação da Abramat, o forte avanço de 20,91% nas vendas da indústria de materiais registrado entre janeiro e abril deste ano no comparativo anual teve forte impacto nesse resultado. Ao mesmo tempo, entre os empresários
consultados a intenção de investimentos para ampliar a capacidade de produção nos próximos doze meses avançou de 66% em abril para 71% em maio – o maior nível registrado em 2010. Em maio do ano passado, após o auge da crise ter atingido o setor, esse nível era de apenas 33%, o menor registrado desde a criação da sondagem. Elevação de 20,91% nas vendas estimula boas projeções dos empresários. O índice de otimismo com relação às ações do governo voltadas para o setor da construção civil também atingiu patamares elevados: 80%, nível mais alto dos últimos 12 meses. Em nota, o presidente da entidade, Melvyn Fox, aponta a continuidade da desoneração do IPI, dos programas habitacionais em andamento, e o crescimento do crédito imobiliário como algumas das influências responsáveis pelos bons indicadores. De acordo com a sondagem realizada pela Abramat, o nível médio de utilização da capacidade instalada utilizado se manteve em 87% pelo terceiro mês consecutivo. A estabilidade desse indicador aponta que as indústrias estão ampliando sua capacidade no mesmo ritmo da demanda.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Na comparação com o Dia dos Namorados de 2023, 17% dos lojistas dizem ter vendid...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais