Indústria gaúcha investirá mais

Após um 2009 titubeante, os industriais gaúchos mostram ter retomado a confiança na economia. Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) revela que 82,2% das empresas do setor…

Após um 2009 titubeante, os industriais gaúchos mostram ter retomado a confiança na economia. Pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) revela que 82,2% das empresas do setor pretendem aumentar os investimentos em 2010, percentual 66% superior ao obtido no levantamento do ano passado.
Conforme a sondagem, 67,3% dos recursos serão aplicados em bens de capital, com destaque para a aquisição de máquinas e equipamentos. O presidente da entidade, Paulo Tigre, avalia que o resultado do levantamento demonstra que as indústrias gaúchas estão se preparando para a maior demanda interna, impulsionada pelo crescimento esperado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de pelo menos 5% este ano. – O Brasil vai crescer e precisamos de investimento para que o crescimento seja sustentável. Ao investir em bens de capital, estamos nos preparando para competir com custos menores – disse Tigre. Consultados sobre a principal ação estratégica a ser adotada neste ano, 72% dos industriais gaúchos apontaram a ampliação das vendas no mercado interno.

Projetos estão amparados em projeção positiva de demanda

Os principais fatores que levaram os empresários do Estado à decisão de investir em 2010 foram a perspectiva de aumento das vendas no mercado interno, o cenário econômico nacional favorável, além da necessidade de um melhor posicionamento frente à concorrência. Por meio da projeção de indicadores importantes para medir o desempenho da indústria, a pesquisa também revela otimismo dos industriais. Para 72,53% do entrevistados, o nível de produção será maior. E, puxada pelo consumo interno, a demanda crescerá na opinião de 72% dos consultados. Das empresas entrevistadas, 84,44% responderam esperar aumento nos negócios domésticos. Em relação às exportações, porém, apenas 35,9% dos consultados projetaram crescimento.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 02/03 A 08/03

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA realiza mais um Feirão de Empregos

    Veja mais
    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais