Industriais mobilizados contra redução de jornada

Reunidos em Brasília ontem, os presidentes das federações das indústrias dos Estados disseram ser inadequado levar à votação, em um ano eleitoral, a proposta de emenda constitucional que reduz a jornada…

Reunidos em Brasília ontem, os presidentes das federações das indústrias dos Estados disseram ser inadequado levar à votação, em um ano eleitoral, a proposta de emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Depois da reunião de diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, os dirigentes regionais do setor passaram a visitar líderes de partidos políticos na Câmara dos Deputados para defender que é inoportuno colocar agora a proposta em votação.

Um dos argumentos é que, num momento de recuperação depois de um período difícil, a redução da jornada poderia elevar custos e reduzir a competitividade das empresas. Outro risco seria o do aumento da informalidade– Estivemos com líderes de todos os partidos, e inclusive com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, colocando nossa posição contra uma votação, em ano eleitoral, de assunto de extrema importância – afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre. Conforme o empresário, justamente agora que a indústria vem comemorando quase todos os meses que conseguiu voltar a gerar empregos, criar dificuldades maiores pode por em risco essa retomada depois da crise global. Um dos maiores obstáculos à imposição da jornada menor, ponderou Tigre, é a diversidade existente entre os setores. Enquanto os mais intensivos em capital, com maior automatização, já adotam jornada menor, a uniformização poderia prejudicar áreas intensivas em mão de obra, como têxtil e calçadista. Na condição de presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Paulo Cairoli reforçou a Temer o pedido para que a proposta não seja votada em ano eleitoral.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais