Inflação desacelera em março e tem menor taxa para o mês desde 2012

IPCA teve alta de 0,43% no mês passado, ante avanço de 0,90% em fevereiro, conforme o IBGE

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou março com alta de 0,43%, ante variação de 0,90% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. O índice é o menor para o terceiro mês do ano desde 2012. 

Os dados do IPCA são utilizados pelo Banco Central para balizar o plano de metas estabelecido pelo governo para a inflação oficial do país.

Com o resultado de março, a taxa acumulada em 12 meses ficou em 9,39%. O índice ainda está muito acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,62%.

Apesar do freio no ritmo de aumento da inflação no terceiro mês do ano, os alimentos ficaram ainda mais caros. O grupo Alimentação e Bebidas acelerou de de 1,06% em fevereiro para 1,24% em março.

Com peso de 25,52% sobre o orçamento das famílias, o grupo teve o maior impacto positivo sobre a taxa de 0,43% do IPCA do mês, o equivalente a 0,32 ponto porcentual ou 74% de toda a inflação de março. Os alimentos comprados para serem consumidos em casa aumentaram 1,61%, enquanto a alimentação fora de casa subiu 0,55% em março.

— Alimentação dominou o resultado. Mais de 70% da inflação ficou com os alimentos — ressaltou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

As frutas subiram 8,91% em março, o item de maior contribuição positiva para a inflação, de 0,10 ponto porcentual. Também registraram aumentos expressivos a cenoura (14,52%), o açaí (13,64%), o alho (5,70%), o leite (4,57%) e o feijão-carioca (4,10%), entre outros. Na direção oposta, o tomate se destacou por ter ficado 7,43% mais barato.

 

Fonte: ZH Online

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais