Inflação em Porto Alegre acumula 4,15% até novembro

De janeiro a novembro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) acumula alta de 4,15%. A projeção do coordenador do escritório da Fundação Getúlio Vargas…

De janeiro a novembro, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S) acumula alta de 4,15%. A projeção do coordenador do escritório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Capital, Márcio Fernando Mendes da Silva, é de que a taxa feche em 2009 inferior aos 6,40% de 2008. Na apuração de novembro, quatro das sete classes de despesa que integram o índice registraram aceleração em suas taxas, entre as quais se destacam os grupos: Vestuário e Alimentação, cujas taxas caíram de -0,68% para -0,32%, e de -0,20% para 0,06%.

Segundo Silva, as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos da Educação, Leitura e Recreação (0,40%), Transportes (0,34%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,22%) e Despesas Diversas (0,19%). Em compensação, as baixas ficaram com Habitação (-0,15%), Alimentação (-0,06%) e Vestuário (-0,32%). Alguns itens tiveram altas expressivas: batata inglesa, cebola e alho. A variação foi de 84,5%, 75,07% e 43,22%.

Veja também

    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebe Diretora da Comunicação e Marketing da Secom e Diretor da agência HOC para apresentar campanha Ganha-Ganha
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa recebe apresentação da campanha Ganha Ganha

    Veja mais
    Vendas do Dia dos Pais superam expectativa e ultrapassam R$ 200 milhões
    PesquisaNoticiasVendas

    Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Endividamento gera alerta no mercado de consumo brasileiro

    Veja mais
    Noticias

    O que o varejo pode esperar das tarifas norte-americanas?

    Veja mais